Tudo de Cor Vila Farrapos - RS
Como primeira grande ação, o Instituto Coral renova 130 casas na Vila Farrapos, em Porto Alegre,uma das áreas mais afetadas pelas enchentes de 2024, e une os moradores da comunidade emuma transformação que vai muito além da pintura.
Muito mais que uma camada de tinta
“A cor que a Coral está trazendo para nós hoje, representa vitalidade e esperança.Essas são duas palavras, que a gente com certeza pode usar para esse momento”.
JESSICA BUENO, líder comunitária da Associação de Moradores da Vila Farrapos
Ao longo de todo o projeto, foram realizados encontros e oficinas de escuta comunitária, capacitações em técnicas de pintura e preparação de superfícies, cursos profissionalizantes, feiras de empregabilidade e mutirões de pintura que revitalizaram não apenas as casas danificadas pelas enchentes, mas o senso de esperança e renovação dos moradores da comunidade.
“É o que a Coral está fazendo, dando vida para as pessoas se sentirem bem, com o passar dodia, olhar e ver que o que passou, passou e agora é daqui pra frente e que a vida continua.”
DENISE THEOBALD, Moradora da Vila Farrapos
-
130
casas reformadas -
5
encontros comunitários para escuta dos moradores -
7000
litros de tinta doados -
8
horas em treinamentos de técnicas de pintura para pessoas na comunidade
Veja a Transformação
Arraste e veja como o Instituto e as cores da Coral transformam esse espaço!
Foi impactante quando a gente chegou aqui e viu o estado que estava a comunidade e a emoção é muito forte, essa oportunidade é o marco inicial para uma nova vida.”
DENISE THEOBALD, Moradora da Vila Farrapos
Mural "não tá morto quem peleia" com arte relacional desenvolvida junto a comunidade que traz um verso do grupo tradicionalista Os Farrapos, traduz o ímpeto de jamais desistir diante das adversidades, traz a garra como principal virtude, demarca a fé nas situações amargas, expressa que nem tudo está perdido.
“Eu como pintora estou me sinto realizada! Que ainda há esperança e que através das cores, a gente ta trazendo alegria, esperança e vida para eles de novo.”
MARIA HELENA, Pintora Profissional e Voluntárias
Mural "Sustentabilidade" um ato de plantar hoje para colher no futuro, representando o valor das crianças para a comunidade.